Pousada Arapari

Pousada Arapari

KM 40, BR 163, Cachoeira Porteira - Oriximina - PA ( 0 47’26.4”S e 56 52’47.1”W ) - 68270-000 - Brasil

Funcionamento: Janeiro - Maio & Agosto - Novembro | +55(54)99644-5454

Conheça a operação

Seja bem-vindo ao refúgio da natureza e da comunidade no coração da Amazônia: a Pousada Arapari, localizada às margens do Rio Trombetas (Alto Trombetas/Pará) e com uma proposta de turismo 100% de base comunitária. Aqui está o lugar onde você se conecta com a floresta, os rios, as pessoas que vivem ali — e ao mesmo tempo vive uma hospedagem de tranquilidade, acessível e autêntica.

Para os amantes do Fly Fishing, bem vindos ao paraíso das rochas.

Mais informações

O Rio Trombetas é um dos grandes rios da Amazônia, com águas claras em parte de seu curso, e margeado por comunidades tradicionais, incluindo comunidades quilombolas e indígenas. A região conta ainda com unidades de conservação, planos de manejo e um contexto ambiental sensível.

  • Clima: estação chuvosa de janeiro a maio (média ~293 mm/mês) e estação seca de agosto a outubro (média ~66 mm/mês).
  • Cultura viva: presença de comunidades tradicionais, como a Quilombo Cachoeira Porteira, evidenciando riqueza cultural e história de luta pela terra — o que valoriza o turismo comunitário.
  • Conservação: biodiversidade mantida também por meio de pesca controlada; a pesca esportiva e o ecoturismo surgem como alternativas sustentáveis de renda.

Para quem gosta de pescaria, natureza intocada, tranquilidade e ainda quer contribuir para um turismo mais justo e comunitário, essa região é uma das jóias da Amazônia.

Detalhes

A pousada conta com quartos duplos e triplos, camas de solteiro, ventiladores ou ar-condicionado. Os quartos ficam em meio à natureza, com área de convivência para confraternização, ideal para relaxar após o dia de atividades.
A região do Rio Trombetas oferece uma biodiversidade impressionante de peixes de água doce, incluindo espécies esportivas de destaque. Exemplos de espécies encontradas:
  • Tucunaré‑Porteiro (Cichla Thyrorus) – muito procurado por pescadores esportivos.
  • Trairão – peixe de grande porte da região do Trombetas.
  • Outras espécies: pirarara, bicuda, jacunda, pacu, cachorra, corvina, jau, piraiba, surubim, jundiá-onça, bico-de-pato, mandube, dourada zebra.
Pesca esportiva de peixe de couro com iscas naturais e escama com iscas artificiais.
Todas as refeições, petiscos, todas bebidas. *Refeições regionais: Nós incluímos nas refeições peixes comprados fora da area de pesca, porco, frango e gado. Um tipo de sobremesa diferente a cada dia. Água mineral, cerveja e refrigerante sem limites de consumo.